Photobucket

domingo, 14 de setembro de 2008

Após derrota na Justiça, site de fã de Potter sai do ar!

Depois de perder a disputa judicial que o impediu de publicar a versão impressa de sua enciclopédia on-line sobre Harry Potter, o fã e ex-bibliotecário americano Steve Vander Ark tirou do ar o site Harry Potter Lexicon. O G1 visitou o endereço http://www.hp-lexicon.org por volta das 13h desta terça-feira (9), um dia após o anúncio da decisão da Justiça americana, e o conteúdo do site não estava mais disponível.

Com informações minuciosas a respeito do universo dos sete livros da série "Harry Potter", o HPL era considerado um dos mais completos pelos fãs do bruxinho. Antes de o caso parar na Justiça, a própria J.K. Rowling havia admitido em sua página oficial que costumava consultar o endereço para checar informações com mais velocidade.

Até o momento, não há confirmação se o HPL continuará fora do ar.
No processo que movia contra Ark desde outubro passado, a escritora dos livros de Harry Potter e a Warner Bros. acusavam o fã e a editora RDR, que publicaria a versão impressa da enciclopédia, de violação direitos autorais.

O juiz Robert Patterson entendeu o projeto do livro causaria danos irreparáveis à autora das aventuras de Potter. Com a decisão, a publicação da enciclopédia, que deveria sair em novembro de 2007, fica permanentemente vetada.

No processo, a editora não contestou que a enciclopédia infringisse os direitos autorais de Rowling, mas alegou que a obra se apoiava no "fair use" (uso justo), dispositivo legal que permite aos livros de referência fazerem citações de outras obras.

Em uma audiência em abril deste ano, Rowling chegou a descreveu o livro de Vander Ark como um trabalho "mal-feito e esculachado".

A escritora britânica cujos sete livros sobre Harry Potter já venderam cerca de 400 milhões de cópias disse também que queria escrever sua própria enciclopédia, com materiais que não entraram nos livros. No cinema, a franquia de Potter já rendeu US$ 4,5 bilhões nas bilheterias de todo o mundo.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário